IWP

Docentes

Em breve outros Professores serão inseridos no Corpo Docente

Marco Aurélio Mendes

Psicólogo, Psicoterapeuta e Supervisor Certificado pela Sociedade Internacional de Terapia Focada nas Emoções (ISEFT). Certificação Avançada em Terapia Focada nas Emoções pela York University. Certificado em Terapia Cognitiva pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Mestre em Clínica Médica pelo Instituto de Pediatria (IPPMG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretor e responsável técnico do Instituto Brasileiro de Terapia Focada nas Emoções e Psicoterapias Integrativas (TFE Brasil), representante latino-americano da ISEFT no Brasil. Áreas de interesse: emoções, apego, psicoterapia, relação terapêutica, terapia focada nas emoções, construtivismo, terapia cognitiva, psicanálise contemporânea, análise transacional, stress, psicologia da saúde, psicofisiologia, psiconeuroimunologia, resiliência, estilos parentais, psicologia do desenvolvimento, psicologia cognitiva.

Neri Mauricio Piccoloto

Possui Graduação em Medicina pela UFRGS, tendo concluído Residência Médica em Psiquiatria (HPSP) e Mestrado em Psicologia Clínica (PUCRS). Diretor Executivo do Cognitivo de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva e do Cognitivo - Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Vice-presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC - gestão 2009/2011). Sócio fundador e membro do Conselho Consultivo da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). Professor de Pós-graduação, atua nas áreas de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental de adultos, Terapia do Esquema, Psicofarmacologia e Neurociências. Terapeuta Cognitivo certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Marco Antônio Silva Alvarenga

Doutor em Psicologia, área de concentração do Desenvolvimento Humano, pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel, Psicólogo e Mestre em Psicologia pela UFMG. Professor Adjunto II do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei, ministrando conteúdos relacionados à Psicologia das Diferenças Individuais, Avaliação e Testagem Psicológica, Neurociências, Psicologia e Terapia Cognitiva. Pesquisa principalmente os seguintes temas: diferenças individuais da personalidade e inteligência, intervenções para o desenvolvimento cognitivo e afetivo, técnicas e instrumentos de avaliação psicológica, neurociências e processos de inclusão. Pesquisador associado ao Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental (LAPSAM-UFSJ). Vice-presidente da Associação Mineira de Terapias Cognitivas do Estado de Minas Gerais (ATC-Minas, gestão 2017-2020), membro da Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC) e da American Psychological Association (APA).

Daniela Di Giorgio Schneider

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Leciona em cursos de especialização e formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia de Esquemas em diversas regiões do Brasil. Tem experiência na área de psicologia clínica e pesquisa, com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Terapia de Esquemas.

Francisco Crauss Rodrigues de Freitas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e especialização em psicoterapia cognitivo comportamental e mestrado em psicologia clínica, pesquisando sobre mindfulness e meditação. Atualmente é psicoterapeuta - Consultório de Psicologia e coordenador do programa saúde da família da Prefeitura Municipal de Tramandaí, realizando supervisão de estágios profissionais de psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia de aceitação e compromisso, mindfulness, psicoterapia cognitivo comportamental. Realiza palestras sobre os diversos temas relacionados a psicoterapia e psicologia.

Adriana Mussi Silveira Lenzi Maia

Graduada em Psicologia, Formação em Terapia do Esquema, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Especialista em Psicodrama Terapêutico, Professora Convidada do Cognitivo, Professora do Instituto de Terapia Cognitivo-Comportamental, Professora Convidada do Instituto a Família de Porto Alegre. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.

Renata Kemp de Souza Erdos

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista no tratamento de Dependência Química pelo Centro de Dependência Química - CDQuim - Hospital Parque Belém. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Wilson Vieira Melo

Doutor em Psicologia (UFRGS), com estágio de pesquisa na University of Virginia (USA) estudando o viés cognitivo nos transtornos de ansiedade. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS) e com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (The Linehan Institute Behavioral Tech), foi professor de Graduação em Psicologia durante dez anos (FACCAT/ULBRA/IBGEN). Atualmente, é professor de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva em diversos estados do Brasil. Ministrou curso como Professor Convidado na Palo Alto University (USA) sobre Terapia Comportamental Dialética para o Transtorno da Personalidade Borderline e também Adaptações culturais da DBT no Brasil. Atualmente é o Presidente-Eleito da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC (Gestão 2019-2021) e Fundador do Instituto de Terapia Cognitiva do Rio Grande do Sul (ITC-RS) em Porto Alegre - RS, onde atua como psicoterapeuta, presta supervisão clínica e consultoria diagnóstica. Organizador do livro Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva; (Sinopsys, 2014) e A prática das intervenções psicoterápicas: Como tratar pacientes na vida (Sinopsys, 2019). Também é autor de mais de 60 publicações entre capítulos de livros e artigos científicos.

Giovanni Kuckartz Pergher

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular da Faculdades Integradas de Taquara, Professor e Supervisor dos cursos de especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental do Instituto WP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia cognitivo-comportamental, psicologia do testemunho, distorções de memória e perícia psicológica.

Luana dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental, especialização em Saúde Mental e Dependência Química pela Faculdade Cenecista de Osório. Formação em Terapia do Esquema. Atuou como psicóloga em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo coordenadora do núcleo de transtornos mentais. Coordenou programa voltado a primeira infância no município de Torres. Atua como perita na vara da Infância e Juventude na comarca de Torres. Tem experiência como psicóloga clínica, com ênfase em psicoterapia com crianças, adolescentes e adultos.

Luiza de Lima Braga

Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Terapeuta do Esquema e Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Psicóloga Clínica e Professora Convidada do Instituto WP.

Bruna Gomes Monego

Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Atualmente é sócia da empresa INEOS Psicologia, colaboradora do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP-UFRGS) e professora titular do curso de Psicologia da Faculdade IBGEN. Também é professora convidada em cursos de especialização em Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Terapia do Esquema e Terapia Cognitivo-Comportamental. Trabalha com ênfase em Cognição Socioemocional (empatia, reconhecimento de emoções, regulação emocional e teoria da mente), Desenvolvimento Humano, Funções Executivas, Psicometria e Avaliação Neuropsicológica. Tem experiência clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia do Esquema e Avaliação Neuropsicológica.

Rodrigo Sartório

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui experiência nas áreas de Fisiologia e Biologia do desenvolvimento, com ênfase em Neurofisiologia. Pesquisa e extensão nas áreas de Educação, Psicologia Evolucionista e Neurofisiologia. Sua experiência docente nos últimos 14 anos tem sido voltada para as áreas de Pedagogia, Licenciatura e Psicologia, incluindo experiência como Tutor no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas à Distância. Seus temas de interesse são Desenvolvimento, Neurobiologia e Comportamento Adolescente, Educação e Psicologia Evolucionista.

Viviane Zini

Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul. Possui Formação em Terapia dos Esquemas Mentais, Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, Especialização em Psicologia Organizacional e Especialização em Administração de Recursos Humanos. Prestou assessoria na área da psicologia clínica e organizacional. Possui experiência em psicologia clínica atuando em consultório privado no atendimento à crianças, adolescentes e adultos.

Andriza Saraiva Corrêa

Psicóloga, Doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho em Braga/Portugal, com ênfase na área de Psicoterapia/Psicopatologia. Professora na Faculdade Integrada de Santa Maria. Supervisora pedagógica e Professora convidada do Cognitivo do curso de especialização em Terapia Cognitivo-comportamental. Possui experiência de investigação em pesquisa qualitativa. Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduada em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. Possui reconhecimento de habilitação em Ciência Psicológica pela Universidade do Minho, Braga/Portugal.