Cognitivo

Curso

Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental

O Curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo transmitir ao aluno de forma didática e objetiva uma base de conhecimento que possibilite a aplicação eficiente e fundamentada da TCC . Engloba os principais transtornos mentais para os quais a TCC é indicada, sendo o conteúdo apresentado de forma progressiva e favorecendo um aprendizado consistente e atualizado.

A proposta da Formação consiste em um curso voltado para o que é relevante na prática da psicoterapia, instrumentalizando o profissional para o atendimento clínico ético, seguro e responsável em terapia cognitivo-comportamental. Por tratar-se de uma Formação voltada para a clínica, o curso não inclui supervisões obrigatórias e monografia, priorizando os temas de maior interesse do aluno. O curso proporciona o acesso ágil e organizado ao que há de mais atual na prática da TCC, apresentado por professores com excelente base teórica e prática, referendados pelo reconhecido padrão de qualidade do Cognitivo.

Os primeiros quatro módulos envolvem os conceitos fundamentais da TCC, integrando alunos iniciantes na prática com os mais experientes. Os módulos seguintes abordam os transtornos de humor, os transtornos de ansiedade e as novas categorias do transtorno obsessivo-compulsivo e dos transtornos relacionados a traumas e estressores. Na sequência é desenvolvido um módulo sobre dependência química e três módulos sobre transtornos da personalidade, entre os quais uma aula específica sobre terapia do esquema. No último semestre ocorre um módulo de Tópicos Especiais, reservado para atualizações sobre novas propostas de terapias relacionadas ao paradigma cognitivo, além de um bloco reservado para supervisões de casos clínicos apresentados voluntariamente pelos alunos. Na sequência são apresentado a terapia cognitiva para os transtornos alimentares e o 16º e último módulo do curso, cujo tema é a TCC para crianças e adolescentes.

O curso é composto por 16 Blocos Temáticos, realizados nas sextas-feiras no turno da noite e sábados (manhã e tarde) com intervalos médios de 4 semanas entre os encontros. A cada semestre são realizados 4 blocos temáticos, totalizando 2 anos de curso seguindo o calendário universitário de férias. O aluno tem acesso aos materiais de aula por meio do Portal do Aluno, uma plataforma virtual exclusiva do Cognitivo para baixar arquivos disponibilizados pelos professores.

Turmas disponíveis

Nenhuma localidade disponível no momento

Conteúdo Programático